9 de junho de 2009

De que cor é o amor?

Sempre ouvi dizer que a cor do amor é vermelha. Faz sentido, uma vez que desde pequenos pintamos em nossos desenhos os corações de vermelho ou quando éramos adolescentes apaixonadas e saímos fazendo corações vermelhinhos em qualquer espaço em branco no caderno durante a aula. Mas deve ter alguma explicação melhor para a cor do amor ser vermelha.
Se estás pensando que fui ao Google pesquisar: nem me dei ao trabalho de saber tal informação. E olha que curiosidade aqui eu tenho de sobra. Sabe por que? Por que pra mim, o amor tem todas as cores. Sim, TO-DAS cores. Do branco ao preto [se é que podemos considerar isso uma escala].
Para os dias [ou noites] de paixões ardentes, vamos eleger o vermelho mesmo. Ele merece. É citado sempre e é automático na cabeça lembrarmos essa cor ao falar do amor. Tem tudo a ver.
Mas quando estamos numa felicidade plena e que não esquecemos o amado [a] e que tudo é lindo no seu dia; não tem mais a ver com o azul??? A leveza do azul, a paz que você sente é da cor azul... E a tranqüilidade então?
Mas e quando o sentimento AMOR está nascendo podemos dar licença para o rosa. Sim, aquela coisa louca da paixão esta dando lugar para um sentimento lindo que é o amor. Esse sentimento dispensa explicações e maiores comentários. Só quem viveu ou vive um amor sabe do que se trata. Não que não se possam viver outros amores. Mas quando é de verdade, sabemos que ele é rosa. Rosa de menina. Rosa de alegria. Rosa de perfeito. Rosa de amor. Simplesmente amor.
Nos dias de TPM dou lugar à cor preta. Hahahaha... Domina. É inevitável dizer que o preto lembra a falta ou ausência de cor apesar dele ser uma cor. Mas só por estar relacionado com as palavras falta e ausência já nos dá sensação de tristeza. Quando um amor se vai [mesmo escutando aquelas velhas frases de que tudo passa e que ele/ela não era pra você], você fica de luto e aí entra o preto. Vale lembrar que amo preto. Pra roupa.
No dia-a-dia deixo o branco para o amor. O branco é paz e alegria ao mesmo tempo. O branco é segurança [apesar de que quando é uma folha em branco e você está sem inspiração, o branco é desespero!]. Rá!
Aquela coisa de matar um leão por dia no trabalho, enfrentar problemas/chefe/sócio/engarrafamento, conciliar a dor da cólica com os prazos a serem cumpridos, etc. e tal você sabe que vai chegar em casa a noite e poder contar com alguém que lhe quer bem, que tem um imenso carinho por você, que vai te colocar no colo e te abraçar como se estivesse protegendo do mundo fora dessa bolha de vocês dois tem tudo a ver com o branco, com o amarelo, com o marrom, com o cinza, com o rosa, com o vermelho, com o arco-íris do céu, com a caixa de 160 lápis coloridos da Faber-Castell que você nunca teve, com a cor de todos os esmaltes da gaveta da sua manicure, com as infinitas tintas do mais puro artista. É como se jogássemos todas as cores num grande balde e misturássemos e pudéssemos ler a tradução do amor.

Estava com este texto escrito há alguns dias, mas deixei pra postar perto do Dia dos Namorados. Faz mais sentido, né???
Pra quem namora ou é casado: FELIZ DIA DOS NAMORADOS pra vocês.
Pra quem é solteiro: relaxa. Isso é só puro comercio. Porque afinal, pra quem vive apaixonada, todos os dias é dia dos namorados. E se você se ama... considere-se seu maior candidato e se encha de presentes. Mas é bom dizer aquela velha frase: o que é nosso ninguém tira. Então relaxe mais uma vez porque a sua felicidade está guardada com alguém especial para você.

-x-

Um adendo especial a esse post:
Esse 12/06 é MUITO especial pra mim. Além de ser DIA DOS NAMORADOS é praticamente a comemoração de 01 ano de casada. Vou relatar uma historia real acho que pela primeira vez aqui no meu blog.
O primeiro ano de casada é o mais importante de todos, na minha opinião. Andei pensando muito sobre isso por esses dias e cheguei a essa conclusão. É no primeiro ano de casados que o casal irá perceber se o propósito do casamento está sendo vivenciado. Mesmo tendo namorado o tempo que for. Não adianta. Se nunca moraram juntos, vai ser no primeiro ano que vão se descobrir como família. Se o respeito realmente existe, se a fidelidade é clara em tudo o que os dois dizem e fazem, se você é realmente correspondido, se os dois estão na mesma vibe, e por aí vai. E a boa noticia: se tudo isso existe, a chance do seu casamento dar certo é altíssima. Namoramos por quase 8 anos e devo ser franca: depois do casamento e que fomos para o nosso canto, para o nosso sossego; depois de um tempo, pude perceber que não teria maiores surpresas com a pessoa que escolhi para viver ao meu lado, para dividir momentos felizes ou tristes [eles acontecem, não adianta]. Ele continua o mesmo. Não mudou em nada. Continua o mesmo companheiro de sempre, o mesmo protetor, o mesmo carinhoso, o mesmo preocupado com seja lá o que for que apareça em mim ou aconteça comigo, o mesmo romântico, o mesmo palhaço de sempre que adora contar uma piada sem graça só pra me ver gargalhar de dar risada, o mesmo em tudo. E percebo que com o passar do tempo ele só tem melhorado como pessoa. Já era lindo e maravilhoso, mas a cada dia fica melhor. Não poderia ter feito melhor escolha. Ou melhor, merecia ter sido eu a escolhida para viver este sonho? Não sei. Só sei que sou muito feliz no meu mundo particular e resolvi abrir isso aqui porque não acredito em olho gordo.
E se olho gordo existir: SAI PRA LÁ OLHO GORDO!!! Vá procurar a sua felicidade. Porque cada um tem a sua. Nisso eu acredito!

Beijos enormes,
MyP!

5 comentários:

Francine disse...

eu sempre imaginei o amor branco (todas as cores juntas dá branco, conforme a ciência explica) e a paixão é vermelho. ;)

Bjos

(no mais vou passar o dia dos namorados sozinha...buááá..srrrsr)

APPedrosa disse...

Ei Mayra, também acho que o amor tem várias nuances, depende do momento. Eu vou fazer oito anos de casada e também acho que o primeiro é essencial. É de adaptação, de conhecimento e de base de tudo. E depois, só melhora, acredite. Felicidades sempre.
Ana Paula

Unknown disse...

Ai, que lindo! Acho que você tem razão. O amor é de todas as cores. Isso me lembra que quando eu era criança minha mãe me falava que o arco-íris era a aliança de Deus com os homens. Deve ser por isso que Deus fez o arci íris colorido, então. Afinal, aliança sempre teve a ver com amor. Nossa, comecei a viajar muito. Isso me deu a ideia de um dia escrever sobre a cor dos nomes (sim, eu imagino que cada nome tem uma cor...kkkkk).
Enfim, parabéns pela sua linda história de amor. Tenho certeza que teve um lindo 12 de junho. Porque eu, que tô solteira, tive o melhor 12 de junho da minha vida, crê?
Beijos!!!

Saltos Altos Vermelhos disse...

o amor é um perfeito arco íris!

Jujú disse...

Que lindo, lindo, lindo...0amei o post! Nunca tinha parado pra pensar, mas tem total razão, o amor é mesmo muito colorido! O meu, anda bem rosa...a fase mais linda da minha relação! E tava falando isso no blog da Ferdi, que eu tenho um bocadinho de medo de olho gordo (mas pra quem caiu e quebrou o tornozelo em plena véspera do casamento, tenho direito de ter medo, né?rs), mas como aqui é tudo amigo, eu grito como vc: VIVA O AMOR!

E pra quem não tem, tô com vc, um dia a pessoa certa chega, e enquanto isso, seja feliz com vc, coms seus amigos, sua família! Eu tb vivi dias lindos solteiras!

O que importa é amar...afinal, toda
forma de amor sempre vale a pena!

Que dia 12 seja eterno pra vc e seu amor!

Beijooocas